quinta-feira, 5 de setembro de 2013

As Aventuras de PI

Páginas:376
Editora:Nova Fronteira

Autor:Yann Martel
Assunto:Aventura, Sobrevivência
Nota: 11111

Sinopse: A vida é capaz de pregar cada peça...! Tomemos o exemplo de Piscine Molitor Patel, também conhecido como Pi (sim, isso mesmo, igual a 3,14). Um menino indiano de dezesseis anos, filho do dono de um zoológico, vegetariano e... bom... hindu, cristão e muçulmano. Muito bem, pois esse jovenzinho absolutamente normal será lançado numa das maiores aventuras já idealizadas pelo homem moderno, uma luta pela sobrevivência em meio à natureza selvagem e imprevisível do Pacífico. É uma história e tanto não é? "E como um menino absolutamente normal, sobreviver em alto-mar ao lado de tão perigosas companhias?", insistiria você. Essa é mesmo uma excelente pergunta - respondida a cada página com tal força e impetuosidade que não demoramos a descobrir por que este livro arranca urros e aplausos no mundo todo.


Crítica: O que você faria se você naufragasse e os únicos sobreviventes que compartilhavam o mesmo bote que você fossem um orangotango, uma zebra, uma hiena malhada e um tigre de bengala?
A história de PI conta relatos sobre sua juventude e sua vida atual.
O livro é dividido em três partes: A primeira parte relata sobre o por que do seu nome, animais, religião e sua casa de infância.
A segunda parte relata sobre quando PI embarca com a família num cargueiro.
A terceira parte relata quando ele consegue sobreviver o naufrágio.
Não gostei do título que deram ao livro depois que o filme saiu, poderia continuar o mesmo título, já o filme achei original, pois pondo "as aventuras" é uma jogada de marketing , pois chama mais atenção ao público que gosta de uma boa aventura, mais tenho que relatar que, para PI não foi uma aventura e sim seu relato sobre sua sobrevivência em alto mar com animais selvagens.
Ler em relação ao naufrágio quase me levou a loucura, pois nessa viagem alucinante, realmente estive no mar e comi tudo que pi comeu, sem falar no sufoco que ele passou em relação a Richard Parker. Com certeza, que essa é "uma aventura" que nem todo humano deseja, mas... cada um tem sua opinião em relação aos fatos.


O filme: Foi bem fiel ao livro, foi encantador e adorei ambos, recomendo os dois, não é a toa que o livro foi vencedor do Man Booker de 2002 e o filme foi indicado e ganhou não sei quantos Oscars rs.

Yann Martel: Nascido na Espanha em 1963, estudou filosofia na Trent University, fez diversos trabalhos aqui e ali - foi plantador de chá, lavador de pratos, segurança - e viajou mundo afora antes de começar a escrever. Em 2002, As aventuras de Pi lhe rendeu o Prêmio Man Booker e foi traduzido para 411 idiomas, integrando a lista dos mais vendidos do New York Times por mais de um ano. Também lançado pela Nova Fronteira, Beatriz e Virgílio é o seu romance mais recente. Yann Martel mora em Saskatchewan, Canadá, com a escritora Alice Kuipers e o filho do casal, Thel.



5 comentários:

  1. Oie :)

    Não curti muito o filme diferente de você e não tenho muita vontade de ler o livro :(

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ouvi falar super bem desse livro mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo:/ Espero que possa fazer isso em breve!!

    http://viciosdeumabaiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Legal seu blog, Ingrid. Seguindo também!

    Alef - Floreios e Borrões

    ResponderExcluir