sábado, 14 de outubro de 2017

Os 13 porquês

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Crítica: Achei o livro bem mais leve que a série, não vou negar.
Clay ouve as fitas bem mais rápido que a série, e o livro não é tão perturbador. Da para ler em apenas um dia, pois o personagem fica curioso e quer saber a respeito do que ele contribuiu para com a morte da garota, e ele ouve tudo rapidinho.
Clay é um pouco perturbado, e como eu as vezes encarno o personagem, também fiquei bastante perturbada e intrigada lendo o livro.
O livro traz abordagem bastante significativas para o que convivemos hoje. Encontramos muita gente com esse “problema” e ler a respeito ajuda tanto a nós mesmos de fugirmos disso, como ajudar o próximo e não criticar quem tem a doença.
O livro e a série que fez grande sucesso me fez ler mais sobre o tema.
Série: Confesso que só li o livro depois da série e gostei de ambos, porém a série ficou muito cansativa, pelo fato de eles colocarem o Clay mais lento para ouvir as fitas e assim alongarem para terem mais episódios, mais achei a série bem interessante e abordou perfeitamente o assunto principal. Só me estressei pela “lerdeza” do personagem na série, coisa que no livro é bem diferente.
A série aborda temas bem mais pesados que a depressão e bullying, traz também o abuso sexual, que também é muito abordado hoje em dia.

O legal é da série e livro, é que faz todos nós abrirmos os olhos, pensar a respeito e não ficarmos calados, com nada que acontece ao nosso redor, sempre procurar algum tipo de ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário